Design for a Better World Award 2023

Arquitetura e Cidades

3210-apartamento-varanda

Apartamento Varanda
Estudio Guto Requena, Foco Luz e Desenho, Juliana Freitas, Harmonia Acústica, Noise, I2N e Juntxs.Lab

Este projeto transformou um apartamento em uma verdadeira floresta urbana que une, harmoniosamente, tecnologia e biofilia. Como esse edifício não tem varanda, mas possui uma fachada de vidro, os moradores decidiram transformar todo o apartamento numa varanda, ocupada por diferentes espécies de plantas, muitas delas nativas do Brasil. O projeto rompe com a setorização tradicional das áreas por meio de uma planta flexível, adaptável às atividades dos moradores. Essa moradia hiperconectada tem espaços responsivos, por meio da automação, e preza por soluções sustentáveis. A escolha de revestimentos e materiais priorizou produtos nacionais e com selos de certificação. O antigo piso de madeira foi cuidadosamente retirado, tratado, e se tornou uma coleção de móveis desenhados para o apartamento. Toda iluminação é de LED e o sistema de automação possui controle de eficiência energética.
3228-area-da-infancia

Área da Infância
Ateliê Navio, Municipio de Jundiaí e Urban95

A Área da Infância une segurança viária em torno de um equipamento público de Jundiaí para famílias, garantindo espaços para o brincar livre e em contato com a natureza. A área se consolidou no entorno da Fábrica das Infâncias Japy, um local de encontro, brincadeira, experimentação e cultura. São mais de 7 mil m² com soluções que priorizam pedestres e incentivam a mobilidade ativa, como uma ciclofaixa educativa para as crianças que estão aprendendo a andar de bicicleta. Foram ouvidos cuidadores, crianças de escolas do entorno e integrantes da comunidade local no processo de implementação do espaço, com a participação de unidades de gestão do município. Resultados do projeto incluem a redução da velocidade média dos automóveis em 50%, aumento de elementos verdes e da qualidade de ar.
1160-parque-estadual-quilombo-do-bomba

Parque Estadual do Quilombo do Bomba, Duque de Caxias-RJ
Bianca Chagas, Raquel Becker, Ana Lúcia Britto, Thêmis Aragão, Jorge Fleury e Priscila Coli – UFRJ

O projeto do Parque Estadual do Quilombo do Bomba foi desenvolvido com base nas demandas da população do São Bento em Duque de Caxias (RJ). Essa é uma solução verde para a baixada fluminense, que combate enchentes e promove o desenvolvimento sustentável. A área de 3.3 mi m² conta com equipamentos públicos, 17 km de ciclovia e mirantes para a Baía de Guanabara. A proposta prevê a preservação de uma área equivalente a 530 campos de futebol e um minucioso planejamento de integração com o entorno. Edifícios pensados para atender as demandas locais de infraestrutura, feitos com tijolos produzidos localmente, aumentam o impacto sustentável da intervenção e celebram a tradição da autoconstrução da baixada fluminense. O local abriga vegetação ameaçada, dois sítios arqueológicos e é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do município, sendo de suma importância para os corpos hídricos.
3222-programa-curitiba-mais-energia

Programa Curitiba Mais Energia
Prefeitura Municipal de Curitiba

O Curitiba Mais Energia é uma estratégia inovadora da capital paranaense para promover o uso de energia renovável. Inclui a Pirâmide Solar do Caximba, primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina, e se estende a diversos pontos da cidade como o Palácio 29 de Março, Jardim Botânico, Parque Barigui, Rodoferroviária e terminais Santa Cândida, Pinheirinho e Boqueirão. Além da inovação, esses projetos também geram economia e empregos locais, reforçando o compromisso da cidade com o futuro sustentável. O programa é um exemplo de design integrado à sustentabilidade urbana, combinando estética, funcionalidade e impacto social, posicionando Curitiba como cidade líder em design urbano sustentável. Seus componentes não apenas se destacam como marcos arquitetônicos, mas também representam a harmonia entre a tecnologia e a natureza, materializando a inovação e o compromisso ambiental.
1919-retrofit-edificio

Retrofit Edifício – Hotel Canopy by Hilton São Paulo Jardins, Projeto Interiores
M Magalhães Estúdio e Tati Incorporadora

O edifício Stella, projetado por Croce, Aflalo e Gasperini em 1960, foi submetido a um processo de retrofit e recebeu um novo projeto de interiores para se tornar o Hotel Canopy by Hilton Jardins. A arquitetura, o design, as cores e as texturas de São Paulo inspiraram o projeto de interiores. A transformação do edifício celebra o encontro de três grandes nomes que cercam a região de diferentes formas: Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer. O projeto, que respeita a história do edifício, foi realizado por meio de escolhas sustentáveis, como demolição controlada; reforço estrutural focado em manter as características construtivas e segurança; preservação da fachada existente; instalação de placas solares e fotovoltaicas. Além disso, o edifício é o primeiro hotel no Brasil com ar-condicionado com sistema de gás natural.
2910-trecho-inicial-parque-linear

Trecho Inicial do Parque Linear do Rio Barigui
Oficina Urbana de Arquitetura, Multiplan Empreendimentos, ParkShoppingBarigui e Prefeitura Municipal de Curitiba.

O trecho inicial do Parque Linear do Rio Barigui possui 600 metros de extensão e liga o Parque Barigui ao ParkShoppingBarigui. O empreendimento foi viabilizado como medida compensatória da expansão do shopping, permitindo melhorias públicas financiadas pela iniciativa privada. O projeto, cuja obra está em andamento, requalifica as margens do rio e interliga áreas de interesse por meio de caminhos e travessias para pedestres e ciclistas, preservando e recompondo a mata ciliar e criando espaços de lazer e de desfrute da paisagem. O ponto focal da proposta é a valorização da paisagem natural do rio, aproximando-a da vida dos curitibanos. O projeto transforma uma área depreciada em nova frente urbana, promovendo consciência ambiental, conexões urbanas, mobilidade não motorizada e salubridade.

Design Gráfico, Digital, UX, UI e Comunicação

3219-acessibilidade-museu-flamengo

Acessibilidade Museu Flamengo
Museu Flamengo, Mude e RedBandana Branding e Design, Sports Ai, Studio Goulart, All Dub, JC Decorações e Desk Plotter

O Projeto de Acessibilidade do Museu Flamengo tem como missão apresentar o conteúdo produzido pela equipe de Patrimônio Histórico do clube a partir do uso de design transversal e acessível, de maneira inclusiva e multissensorial. A acessibilidade começa com o Guia Digital no celular do visitante, que foi cuidadosamente pensado para proporcionar autonomia. Ele auxilia cegos (audiodescrições); surdos (conteúdo em libras) e visitantes internacionais (conteúdo em inglês, espanhol e linguagem internacional de sinais). Piso tátil, telas na altura dos cadeirantes, braille na sinalização e recursos mediadores auxiliam a experiência física. O projeto conta com um design de experiência completo que promove acessibilidade e inclusão também de instituições públicas, em excursões diárias, selecionadas por sorteio.
2381-amaparque

Amaparque
Phytorestore, Design Bridge & Partners, João Marcos Rosa (NITRO), PG Santiago e Super Limão

O AMAPARQUE, projeto socioambiental urbano na Região Metropolitana de Macapá e Santana, liderado pelo Governo do Amapá, vai melhorar a vida de quem vive na região e colocará o estado em destaque no circuito mundial de turismo sustentável. O projeto busca conciliar as necessidades da população com o processo de reversão da degradação ambiental, melhorando a mobilidade urbana e diminuindo a insalubridade nas áreas úmidas e em seu entorno. A identidade visual do projeto foi inspirada na natureza e cultura local. A base do logotipo é um mapeamento das veias da folha de vitória-régia que revela a palavra “Ama”, que além de representar o amor do povo local pela região, é parte do nome Amaparque. A identidade nasceu durante uma consulta pública, valorizando a identificação cultural da comunidade local, e foi cuidadosamente projetada para se integrar à arquitetura do parque e à natureza.
1097-exposicao-virtual-fruturus

Exposição Virtual Fruturos: Tempos Amazônicos
Café.art.br, Museu do Amanhã, IDG, Estúdio Mola, iTeleport e Estúdio Cajuína

A exposição “Fruturos: Tempos Amazônicos”, realizada pelo Museu do Amanhã em 2022, ganhou uma versão digital interativa. Com navegação 360°, audioguia, sumário do conteúdo, módulos de texto e mídias diversas, o site expande a experiência que apresenta a diversidade cultural da Amazônia além do recorte geográfico e temporal da exposição física. Os princípios da curadoria e da identidade de Fruturos foram traduzidos para o meio digital com especial atenção para a acessibilidade. Mais que um acervo virtual, o site constrói uma experiência envolvente em torno dos tempos amazônicos. O projeto contribui para a expansão e diversificação do público, a entrega de informações complementares não existentes na exposição física, a ampliação do acesso à informação, a educação sobre a diversidade cultural brasileira e a visibilização de questões sócio-ambientais da Amazônia.
2128-folia-de-folhas

Folia de Folhas
Agência SALA

A escola de educação infantil Primeira Estação, em Jaguariúna (SP) realiza anualmente o seu Carnaval, mas a quantidade de lixo gerado com confete era uma preocupação. Para manter a diversão e ainda contribuir com o meio ambiente, este projeto transformou folhas secas caídas das árvores da própria escola em cartazes e confetes sustentáveis. Pais e filhos se envolveram no “Folia de Folhas”, criando confetes ao furar as folhas recolhidas do jardim da escola, com a ajuda de um furador de papel. A ação permitiu uma festa sem desperdício de papel e ainda promovou a conscientização ambiental das crianças e adultos. A comunidade escolar foi convidada a compartilhar a ideia nas redes sociais com o uso da hashtag #foliadefolhas.
1195-mapa-vivo-midias-da-amazonia

Mapa Vivo de Mídias da Amazônia
Disarme Grafico e InfoAmazonia

O mapeamento inédito identifica mídias locais em cinco estados da região amazônica do país: Amazônia, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. A principal característica desses veículos independentes é abordar temas como desmatamento, mudanças climáticas e comunidades tradicionais. A partir da iniciativa, foi criado o projeto gráfico e desenvolvido o ambiente digital do mapeamento, que incluiu a elaboração de um sistema de categorização, filtros, busca e atualização das mídias mapeadas. O projeto gráfico foi pautado na representatividade local e construído com base em elementos visuais e simbólicos da cultura popular dos estados presentes no levantamento. O sistema é leve e com interface simples, prezando a usabilidade da página. O mapeamento ainda é otimizado para rodar em celulares com fraca conexão de internet e o código é adequado para leitores de site para pessoas com deficiência visual.
2136-memorial-brumadinho

Memorial Brumadinho – Espaço Memória
Greco Design, Gustavo Penna Arquiteto & Associados, Blackletra Type Foundry e Leed Comunicação

O Memorial Brumadinho é um espaço de homenagem às vítimas do rompimento de uma barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019. O projeto de arquitetura se transforma em uma trajetória de memórias: a morfologia em trincheira estimula a introspecção, enquanto sua perspectiva direta e impactante induz o movimento do olhar, ressoando a sensação de vazio deixada pelo que ocorreu. Misturados ao arvoredo original, foram plantados 272 ipês amarelos, árvores que florescem quando a seca aperta e mostram que, apesar de tudo, a vida continua. Recortada em metal e iluminada, a flor do ipê se repete ao longo de um percurso de 230 metros em direção ao rompimento. No projeto de sinalização, os equipamentos mimetizam as formas da arquitetura. As placas, cortadas em aço corten, mostram o caminho de maneira quase silenciosa, em um tom sobre tom nas paredes construídas com concreto aparente.
1126-mudando-o-mundo-um-prato-por-vez

Mudando o mundo, um prato por vez
Estúdio Navas

A GoodTruck, ONG que combate o desperdício de alimentos, ampliou seu impacto com um novo website, utilizando o meio digital para catalisar mudanças reais no mundo físico. O site foi o marco de uma nova fase, resolvendo o problema de conectividade e visibilidade do projeto, permitindo que a ONG alcançasse um público mais amplo e fortalecesse a presença online. Ao conectar doadores, voluntários e beneficiários, a solução não apenas amplifica a conscientização sobre a segurança alimentar e o desperdício, mas também gera uma rede de solidariedade que transcende barreiras. A presença online fortaleceu parcerias, expandiu recursos e ampliou o alcance da organização. O impacto social se multiplicou por meio de mais doações, voluntários engajados e vidas vulneráveis impactadas positivamente.
1096-plataforma-cedra

Plataforma CEDRA – Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais
Café.art.br, CEDRA e Estúdio Daó

O CEDRA é uma instituição independente e apartidária, criada por pensadores da questão racial e especialistas em dados com o objetivo de democratizar e centralizar o acesso aos dados populacionais, qualificando o debate sobre desigualdades raciais no Brasil. Aberta e gratuita, a plataforma contém conjuntos de dados gerados por especialistas e cards compartilháveis especialmente criados para traduzir informação complexa ao público geral de forma visualmente impactante. Para o público especializado, a plataforma oferece conjuntos de dados densos, traduzidos por especialistas em tabelas amigáveis para download e exploração. O CEDRA mantém vivo o debate sobre desigualdade racial e municia de argumentos baseados em dados estatísticos oficiais aqueles que lutam contra o racismo: criadores de políticas públicas, instituições, veículos de comunicação, influenciadores, professores e estudantes.
1260-rodomapa

Rodomapa – Aplicativo para embarque em ônibus com enfoque em acessibilidade
Daniella Onishi

Muitas estações de ônibus carecem de recursos como sinalização adequada para elevadores de cadeira de rodas e pisos táteis, o que representa desafios para pessoas com deficiência e idosos. O Rodomapa é um aplicativo de mapeamento de rotas centrado no usuário que tem como objetivo preencher essa lacuna, facilitando o embarque por meio de tecnologias assistivas. Ao capacitar os usuários a navegarem com confiança, o Rodomapa promove experiências de viagem inclusivas para pessoas que possuem deficiências visuais, auditivas ou motoras. A família tipográfica usada no aplicativo foi projetada para usuários com baixa visão, proporcionando boa legibilidade para os textos. Além disso, todas as cores utilizadas passaram por um teste de contraste. Em relação a ergonomia, os botões foram projetados para oferecerem boa superfície de contato, para que não haja dificuldade de acesso.
2491-talentos-da-favela

Talentos da Favela
OpusMúltipla, O Boticário, CUFA – Central Única das Favelas

Comprometido com a inclusão e valorização da diversidade, O Boticário cocriou uma campanha de comunicação com talentos das favelas do Rio de Janeiro. Em parceria com moradores de Alemão, Rocinha e Vidigal, profissionais locais participaram da campanha “Talentos da Favela”. Artistas da Favela do Alemão ajudaram a compreender e estabelecer a linguagem estética da campanha de acordo com a cultura local, enquanto vendedoras porta a porta se tornaram porta-vozes da marca e modelos da campanha. Os espaços de divulgação também foram inovadores: muros de casas foram pintados ou ganharam cartazes, gerando renda extra aos moradores. O projeto ganhou o apoio da Central Única das Favelas – CUFA – e reforça o compromisso da marca com a inclusão, além de demonstrar a importância de amplificar vozes locais para promover a diversidade e gerar impacto positivo nas comunidades cariocas.
3145-videoclipe-animado

Videoclipe Animado da Música “Ninguém Mexe Comigo”
Cor e Voz, Animar Estúdio

O videoclipe animado “Ninguém Mexe Comigo” adota uma abordagem leve e educativa, com o propósito de ensinar às crianças como identificar e se defender de situações de abuso. O vídeo animado em 2D acompanha as aventuras de personagens corajosos, com cenas lúdicas e envolventes, para transmitir uma mensagem importante de empoderamento infantil, destacando que as crianças têm a capacidade de reagir e se defender, desde que compreendam o que está acontecendo. A mensagem é transmitida de maneira sensível e com responsabilidade. Uma campanha de financiamento coletivo permitiu que o projeto reunisse uma equipe de profissionais renomados e altamente talentosos da área de design, como a ilustradora infantil Clara Reschke e a Animar Estúdio. Reconhecendo a qualidade e importância da solução, a TV Cultura transmite diariamente o videoclipe animado, alcançando milhares de crianças no Brasil.
2250-branding-amazonia-de-pe

Branding para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé
Libra Branding e ONG Nossas

O branding para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Amazônia de Pé”, pela demarcação de terras amazônicas, contou com a criação de elementos visuais que refletem a essência da cultura amazônica para todo o Brasil. O conhecimento sobre a região e suas singularidades, sociabilidades e imaginário popular permitiu a criação de um design capaz de se conectar com as pessoas, e que passa uma sensação de vitalidade, inquietação, ação, com um caráter transformador e de urgência. Trata-se de uma identidade que conversa de Norte a Sul do Brasil. Os ícones criados para representar a Amazônia são releituras inéditas com significado histórico, ancestral, profundamente conectados com a cultura local. O projeto busca mobilizar pessoas de todo o país pela proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e unidades de conservação.

Design de Produtos, Serviços e Embalagens

3107-airhead

Airhead: Anti-Air Pollution Face Mask
Brunel Design School e Airhead

A máscara antipoluição Airhead foi desenvolvida para ciclistas e pessoas que se exercitam ao ar livre em ambientes urbanos altamente poluídos. Criada e fabricada no Reino Unido, essa máscara filtra partículas até 0,3 milionésimos de diâmetro, com eficiência de mais de 99%, e inclui uma camada de carvão ativado contra gases nocivos. Seu design elegante se adapta a diferentes estilos esportivos e urbanos. Possui válvulas de exalação para evitar embaçamento de óculos, e uma parte frontal flexível para facilitar o uso. A máscara é sustentável, feita com materiais duráveis, e pode ser facilmente desmontada para limpeza e substituição do filtro. Essas características permitem que ela seja usada por muito tempo, sem prazo de validade determinada. Todas as partes do item se unem sem o uso de cola ou solvente, o que torna o produto fácil de consertar ou reciclar.
1952-batom-refilavel

Batom Refilável Make B.
Grupo Boticário e Silgan

A nova embalagem de batom da Make B é mais inclusiva e sustentável. Além do design moderno, ela traz para o mercado o novo mecanismo denominado ‘push to open’, que permite que o usuário abra o batom apenas com uma mão, ao pressionar a base contra a tampa, promovendo a inclusão de forma prática e assertiva. Outro aspecto inovador do projeto, que também é uma novidade no segmento no Brasil, é a possibilidade de uso de refil. Para efetuar a refilagem, o usuário deve separar a luva da base e facilmente acoplar um refil na mesma estrutura, reutilizando assim grande parte da embalagem primária e reduzindo a geração de resíduos. Um lançamento que vai além da beleza do produto, abraçando valores fundamentais para a sociedade e o planeta.
533-buggysharing

Buggysharing
Eion Veículos Elétricos, Weg, CPQD e Neoenergia

O Buggy Power é um veículo 100% elétrico viabilizado com tecnologia brasileira, que foi projetado para ser compartilhado no conceito de BUGGYSHARING, em um modelo de negócio alinhado com os conceitos de Logística Reversa e Economia Circular. Além de ser durável, o veículo de emissão zero durante a rodagem foi projetado para poder ser facilmente reparado, ter seus componentes reutilizados e reciclados. O design do veículo é uma evolução dos tradicionais modelos de buggies e foi inspirado nas carrancas dos deuses Tiki, que representam o espírito desbravador. O veículo é uma solução para os deslocamentos de turistas em regiões litorâneas e em áreas de ecoturismo, proporcionando significativa redução da emissão de dióxido de carbono. Outro impacto positivo é o baixo nível de ruído emitido pelo veículo, podendo ser utilizado em áreas de preservação.
3215-cartao-iti

Cartão Iti 100% Reciclado
Itaú e Idemia

O iti, banco digital do Itaú, lançou o primeiro cartão brasileiro feito com plástico 100% reciclado. Todos os novos pedidos de cartão são emitidos com material reciclado, sem custo adicional, desde outubro de 2022. Ao utilizar exclusivamente esse tipo de matéria-prima, o projeto promove a redução de resíduos e de emissão de CO2. O cartão mantém os atributos de acessibilidade visual já presentes nas versões físicas dos outros cartões iti, como a escrita em braille e o recorte lateral para identificar o lado que deve ser inserido nas maquininhas. Ao utilizar exclusivamente plástico reciclado, o projeto contribui para uma redução de 46% nas emissões de CO2, além de gerar economias de 46% em energia e 75% em água, em comparação com os cartões convencionais.
2449-colecao-eco

Coleção ECO – Toda mudança começa com uma atitude
Chilli beans

A coleção de óculos ECO foi desenvolvida com material reciclado, usando resíduos recolhidos do oceano como matéria-prima, principalmente linhas de redes de pesca nylon. A inspiração para as hastes veio da natureza. Os modelos contam histórias que se relacionam com os materiais coletados, com padrões que fazem referência a falésias arenosas, células das plantas quando vistas com microscópios e o desenho topográfico do oceano. Para tornar o produto o mais reciclável possível, não foram usados solventes ou tinta externa nos modelos, tornando o processo de reaproveitamento mais simples. Um dos principais objetivos do projeto é educar e conscientizar o consumidor utilizando a visibilidade da marca. A linha sustentável se tornou parte do portfólio fixo da Chilli Beans, que reforça seu compromisso em preservar o meio ambiente, mesclando moda, sustentabilidade e qualidade.
3232-design-de-serviaos-acesso-a-justiaa

Design de serviços – acesso à justiça
Hi-LAW

O projeto de design de serviços para a 8ª Vara da Justiça Federal do Paraná visa aprimorar a concessão de benefícios previdenciários, combatendo a complexidade do processo. O mapeamento dos fluxos resultou em redução de etapas e agilização da análise. A iniciativa resultou na criação do Ato Ordinatório e da Cartilha para Beneficiários. Esses materiais, com foco em comunicação clara, simples e acessível, buscam desburocratizar o processo, gerando impacto positivo e econômico aos cidadãos. O impacto social positivo do projeto reside na melhoria da comunicação, redução da burocracia judicial e acesso mais equitativo aos benefícios. A cartilha orientativa fornece informações claras sobre o processo, fraudes e auxilia no recebimento dos benefícios. A solução final também leva em consideração a viabilidade econômica ao utilizar recursos digitais para a distribuição da cartilha.
3207-embalagem-com-sistema-de-abertura-e-trava

Embalagem com sistema de abertura e trava automática
Victória Botti, Henrique Borba e Lauren de Araújo

Esta embalagem com sistema de abertura e trava automática se destaca por sua modularidade e sustentabilidade. Ela foi projetada inicialmente em ambiente acadêmico, de forma conceitual, para acomodar produtos relativamente frágeis: um headset e uma webcam da marca Logitech. Sua estrutura é feita em papel kraft, que é reciclável e biodegradável, e utiliza somente dobras e encaixes, sem uso de cola em nenhuma etapa de produção, o que reduz o impacto ambiental. A construção com encaixe de abas possibilita total planificação e armazenamento da caixa, enquanto o berço removível pode servir como suporte para os produtos ou ser guardado, prolongando a vida útil em comparação a embalagens geralmente descartadas após o recebimento. Por fim, a abertura bilateral da embalagem promove a facilidade de uso para pessoas com diferentes habilidades.
2414-embalagem-de-cachaca

Embalagem para Cachaça com Adequação Cultural e Tecnológica ao Local de Origem
Cachaça Triumpho e 2ABAD

A Cachaça Triumpho é produzida na cidade de Triunfo, no sertão pernambucano. Sua fabricação atua dentro dos princípios da agricultura orgânica, ou seja, envolve processos ecologicamente corretos, desde o cultivo da cana-de-açúcar até a fabricação da bebida, incluindo a confecção da sua embalagem. A garrafa utilizada para envase possui um revestimento que inclui na sua composição argila e bagaço de cana, este último um rejeito da fabricação da cachaça. O bagaço também é reaproveitado como combustível para a caldeira e produção da bebida, reforçando o compromisso ecológico da Triumpho. O revestimento da garrafa é feito de maneira totalmente manual, utilizando mão de obra da região, fortalecendo a comunidade local. Nos últimos dez anos, foram mais de R$ 500 mil de geração de renda na região.
2051-estativa-gent

Estativa Gent: Humanização de UTI
INT LaTAI – Instituto Nacional de Tecnologia

A estativa é um móvel que organiza os equipamentos obrigatórios de uma UTI, sendo posicionada de maneira próxima e visível aos pacientes e visitas. Os modelos disponíveis no mercado, de aparência fria e industrial, com componentes mecânicos, tubos e cabos aparentes, podem ter visual intimidador. Gent propõe um novo conceito de estativa, com aparência mais próxima de um móvel doméstico, inspirado na biofilia, para reduzir o impacto emocional da internação. As laterais translúcidas ocultam equipamentos, reduzem sons desagradáveis, proporcionam privacidade e dão suporte para itens pessoais, como fotografias e objetos afetivos. O projeto oferece uma solução economicamente viável, acessível mesmo a hospitais públicos e UTIs coletivas, contribuindo para democratizar o acesso a um atendimento médico humanizado. Além disso, promove a sensação de bem-estar sem prejudicar o atendimento clínico.
1165-hilab-volt

Hilab Volt
Hi Technologies e Hilab

O Hilab Volt é o menor e mais rápido dispositivo laboratorial de eletroquímica no mundo. Com um design simples, limpo e portátil, o equipamento pode realizar exames usando apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo e entregando resultados em até três minutos. Através de um biossensor, ele mede sinais elétricos gerados a partir de amostras de exames, que são analisados por uma IA, que gera resultados rápidos e confiáveis. Um profissional de saúde valida esses resultados, garantindo precisão. O público-alvo são pacientes que têm maior sensibilidade a exames de sangue com agulha ou que precisam realizar exames em situações de urgência. Com o Volt, um único dispositivo pode realizar 90% dos exames laboratoriais mais solicitados por médicos. O dispositivo oferece uma solução tecnológica que transforma a experiência do paciente e entrega uma rotina mais humanizada e ágil.
1293-hogar-luminaria-acustica

Hogar – Luminária Acústica
Ola – Luminárias Acústicas e Mush Eco

A luminária Hogar é uma peça de design pensada em seu ciclo completo de existência. Suas cúpulas resistentes e duradouras são feitas com micélio (parte vegetativa da colônia dos cogumelos), que é 100% biodegradável quando está em contato direto com solo ou água. A luminária biodegradável cria uma experiência de reaproximação com a natureza por meio das características naturais do micélio presentes na peça, que incluem texturas e até um suave aroma. Seu formato foi definido com base em três critérios de função: absorção acústica, distribuição da luz e reconexão ao ecossistema. A iluminação indireta, suave e ao mesmo tempo funcional, traz conforto e enaltece a textura e as formas naturais da parte interna da cúpula. Sua logística é circular, contando com sistema de retorno de peças para reutilização, reforçando seu impacto ambiental positivo.
3206-monitor-nao-invasivo

Monitor não invasivo de pressão intracraniana
brain4care e Chelles & Hayashi Design

O sensor brain4care revoluciona o diagnóstico neurológico ao introduzir um método não invasivo para a avaliação da pressão intracraniana. Antes, essa análise era feita por meio de procedimentos invasivos, como a perfuração do crânio para a instalação de sensor. Isso não é necessário com o brain4care, uma cinta com sensor que mede microvariações no perímetro encefálico, permitindo diagnósticos rápidos e precisos, junto com sinais vitais tradicionais. O dispositivo promove conforto e bem-estar aos pacientes por meio de materiais macios, biocompatíveis, sustentáveis e de fácil ajuste, favorecendo a evolução e segurança do paciente. A solução, que está em fase de testes clínicos e implementação, permite ainda a higienização eficiente entre um paciente e outro, bem como a carga sem fio de bateria e a visualização das funções através de um anel luminoso colorido com informações codificadas.
3146-na-ponta-dos-dedos

Na Ponta dos Dedos
Ateliê da Escrita e Maluhy&Co

“Na Ponta dos Dedos” é uma coleção de livros escolares desenvolvida para auxiliar no processo de educação e alfabetização de crianças cegas ou de baixa visão. O projeto, que atua na solução do problema da falta de acesso a livros em tinta-braille, promove a autonomia do aluno no processo de desenvolvimento tátil. Os materiais foram feitos para leitura conjunta entre pessoa vidente e cega, permitindo o desenvolvimento das atividades educativas em casa ou sala de aula. Com linguagem fácil, que usa ilustrações e ícones, os livros dão o apoio educacional necessário para os professores e responsáveis. O projeto editorial foi feito com base em variáveis importantes para a pessoa cega, como transporte, mobilidade, peso e tamanho. Essas características do livro garantem mais foco e concentração em cada atividade, que trazem o aspecto lúdico dos passatempos.
2488-refrigerador-electrolux

Refrigeradores Electrolux Experience BF
Electrolux do Brasil e Electrolux Design Latam

Os refrigeradores Bottom Freezer Electrolux Experience foram projetados para ampliar o consumo consciente e reduzir o desperdício de alimentos. Para promover a sustentabilidade, foram aplicados materiais reciclados nos puxadores e peças estruturais, junto com a diminuição de papel nos materiais instrucionais. A tecnologia inverter possibilita a economia de energia, enquanto a função AutoSense utiliza Inteligência Artificial para aprender o comportamento do consumidor e ajustar a temperatura automaticamente para manter as melhores condições de preservação e frescor. Para permitir e envolver os consumidores na redução do desperdício de alimentos existe também a função FoodControl, que ajuda a controlar a validade dos alimentos, e o compartimento de temperatura variável Fresh&Flex, que possibilita armazenar carnes por até 7 dias sem congelar.
2745-rider-nx

Rider NX R4 + Ponto Firme
Grendene, Rider e Ponto Firme

A Rider se uniu à iniciativa social Ponto Firme para criar uma releitura do modelo de sandália NX Papete, usando a moda artesanal para transformar vidas. A papete, que tem sola feita com materiais recicláveis, cabedal de PET reciclado e palmilha de EVA Biobased (matéria-prima renovável, original da cana-de-açúcar), é produzida por detentos e egressos do projeto Ponto Firme, que tramam as tiras têxteis manualmente. Além de promover a ressocialização e a inclusão social, o projeto busca soluções ecoeficientes, a partir da utilização de elementos de baixo impacto. Cada par da NX Papete conta com 1,1 garrafas PET de 500ml recicladas. O projeto enfatiza a importância do trabalho artesanal, transmitindo uma mensagem de mudança duradoura e sustentável, equilibrando modernidade, tradição e criatividade.
2130-rodas-sobre-tela

Rodas Sobre Tela
Agência SALA, Casa da Criança Paralítica de Campinas, Studio Imagem – Touché Fotografia

Crianças assistidas pela Casa da Criança Paralítica de Campinas, junto ao artista Tiago Ots, criaram a coleção “Rodas Sobre Tela”, que reúne camisetas, almofadas, cadernos, ecobags e outros artigos. As crianças cadeirantes produziram as ilustrações das peças a partir da intervenção das rodas das cadeiras sobre um rolo de tela de 4 metros. Cada roda foi pintada de uma cor e os artistas passearam livremente ou assistidos, gerando diversos grafismos. A tela colorida pelos desenhos das rodas originou vários recortes utilizados na confecção de estampas para as peças. A coleção Rodas Sobre Tela possibilitou que algumas crianças, que nunca conseguiram pintar, realizassem a sua primeira obra de arte e trouxessem renda para a Casa da Criança Paralítica de Campinas. O valor proveniente da venda da coleção é destinado à expansão dos serviços oferecidos pela instituição.
1028-sardrones

Sardrones
SENAI Armando de Arruda e Sardrones

O dispositivo inovador para o combate de pragas em lavouras viabiliza a liberação eficiente da vespa Cotésia, que é utilizada no controle de pragas em plantações como uma alternativa sustentável aos pesticidas, com foco na saúde humana e na biodiversidade. O projeto impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade, garantindo bem-estar ao solo e à fauna local, além de melhorar as condições de trabalho dos agricultores. O processo de criação do produto foi orientado pela Biomimética, uma ciência que se baseia no estudo da natureza para obter inspiração. Nesse caso, a anatomia das aves serviu como guia. O design simplificado confere ao produto um aspecto moderno e tecnológico. A aplicação desta solução gera uma série de efeitos positivos que beneficiam toda a população brasileira, permitindo uma maior disponibilidade de alimentos sem a presença de agrotóxicos.
3208-secador-silencioso-joy

Secador Silencioso JOY
Bertussi Design

O secador silencioso JOY traz uma revolução no segmento em termos mundiais por emitir baixo ruído. O produto soluciona problemas causados pelo barulho dos secadores tradicionais, como o risco de perda de parte da audição em profissionais da área. A solução também evita a poluição sonora no ambiente residencial e permite a secagem de pets sem causar estresse nos animais. Sua tecnologia inovadora utiliza um motor isolado e de baixa rotação, além de uma câmara acústica esférica de múltiplas camadas que faz com que o ruído gerado fique contido numa espécie de labirinto tridimensional, sem sair para o ambiente. Leve e confortável, o design do JOY foi pensado para a melhor ergonomia. Esta leveza soluciona outro problema grave dos secadores tradicionais que é a incidência de LER (lesão por movimento repetitivo) que pode afetar profissionais e usuários domésticos que secam cabelos diariamente.
3209-sustainea

Sustainea Bioglycols
Braskem, Sojitz, Sustainea, CBA B+G, Topsoe AS e Origin Materials

A Sustainea nasceu para oferecer soluções sustentáveis para os mercados de embalagens PET e têxtil por meio da produção de produtos químicos renováveis. O propósito é gerar impacto positivo em diversos tipos de indústrias a partir do uso de matérias-primas plant-based que têm o potencial de reduzir as emissões de carbono em larga escala. Desenvolvidos com tecnologia avançada a partir de fontes renováveis, como carboidratos de plantas, o bioMEG (monoetilenoglicol) e o bioMPG (monopropileno glicol) representam a próxima geração de produtos químicos em fase de desenvolvimento. Com a produção em larga escala prevista nos próximos anos e sua fácil aplicação em diversas indústrias, esses produtos impulsionarão o mercado em direção a uma economia de baixo carbono, tornando-o cada vez mais sustentável.
1391-tapecaria-floresta-em-festa

Tapeçaria Floresta em Festa
Trapos e Fiapos, Coletores das Fibras na Comunidade de Santa Rita, no Piauí e Tecedores de Tranças de Taboa.

Essas tapeçarias artesanais não apenas embelezam ambientes, mas também carregam uma narrativa social e ecológica. Feitas à mão por artesãos da comunidade rural de Santa Rita, em Teresina (Piauí), essas peças transformam vidas ao impulsionar o desenvolvimento econômico da região, mantendo viva a tradição ancestral da tecelagem e respeitando o ambiente natural ao redor. Além de criar artes únicas, o projeto proporciona emprego digno, melhorias habitacionais e educacionais para mais de 60 famílias. A partir de um ecossistema sustentável, fibras de algodão, buriti e taboa são incorporados à tapeçaria, oferecendo uma textura ímpar e durabilidade de até 10 anos. As peças possuem cores, formas e desenhos que transmitem brasilidade e podem ser usadas no chão ou parede, levando personalidade para qualquer espaço.
2778-unifam

UNIFAM
Tigre Materiais e Soluções para Construção LTDA.

Cuidar da água para transformar a qualidade de vida das pessoas. Foi com esse propósito que a Tigre concebeu a UNIFAM (Estação de Tratamento de Esgoto Unifamiliar), uma solução inovadora para levar tratamento de esgoto a regiões e comunidades onde a rede de saneamento não chega, por questões técnicas ou econômicas. O produto substitui as fossas sépticas, que não promovem um tratamento completo dos dejetos. Compacto, de fácil instalação e manutenção, a UNIFAM é um produto ecoamigável, desde a sua concepção até o uso final. O produto foi desenvolvido com materiais plásticos reciclados e realiza todo o tratamento de forma biológica, sem o uso de componentes químicos. Sua tecnologia inovadora e exclusiva permite o tratamento biológico aeróbico, de biomassa imobilizada, com alta eficiência de remoção da matéria orgânica e nutrientes.
2810-universo

Universo
Universo Produtos e Ambipar Group

A Universo Ambipar desenvolve uma linha de objetos comprometida com a sustentabilidade e ética no processo industrial. Utilizando matéria-prima coletada e reciclada pela Ambipar em São Paulo (principalmente alumínio e plástico PET), a empresa cria produtos duráveis e versáteis, resignificando rejeitos industriais e reduzindo o impacto ambiental. Com produção local, a empresa evita intermediários para oferecer preços acessíveis e não restringir o público-alvo. Utilizando tecnologias inovadoras, como máquinas de reciclagem e pintura eletrostática, a Universo garante a durabilidade e reciclabilidade dos produtos. Comprometida com a preservação ambiental, a marca adota práticas ecoconscientes, logística reversa e reparo das peças, contribuindo para um mundo mais sustentável.
2977-urna-navegar

Urna Navegar
Mush e Furf Design Studio

Navegar é uma revolucionária urna funerária feita de um dos biomateriais mais sustentáveis disponíveis no mundo hoje, o micélio, que pode se dissolver na água ou na terra, transformando-se em um fertilizante natural. A urna oferece uma alternativa poética e ecologicamente consciente para um momento delicado, além de ser mais acessível que as urnas tradicionais, de metal. Inspirada na famosa citação de Fernando Pessoa “navegar é preciso”, proporciona uma última jornada leve e significativa, em harmonia com a natureza. A urna se dissolve apenas em meio a condições da natureza, ou seja, caso a família opte por expor em casa ou guardá-la, ela é altamente resistente e durável, sem data de expiração. A combinação única de biomaterial biodegradável e design criativo a torna uma solução inovadora no campo funerário.
2122-usv-tupan

USV Tupan
TideWise

Realizar serviços no ambiente marinho é difícil, caro e perigoso, especialmente em operações distantes da costa. O USV Tupan surge para levar mais segurança e sustentabilidade à indústria marinha, com baixo custo operacional. A embarcação autônoma multipropósito é capaz de realizar missões pré-programadas ou ser controlada diretamente por uma equipe em terra firme, eliminando o risco à vida de uma possível tripulação embarcada. O Tupan, que é o primeiro veículo do tipo registrado no Brasil, atua nas áreas de caracterização de ambientes marinhos, inspeção de ativos, logística e monitoramento de biodiversidade marinha. Seu sistema diesel-elétrico proporciona uma economia de até 98% no consumo de combustíveis quando comparado à soluções tripuladas, com consequente redução da poluição. Além disso, a embarcação tem capacidade de executar atividades repetitivas com alto grau de confiabilidade.
3212-wenew

Wenew
Braskem e CBA B+G

Wenew é um ecossistema que nasceu para representar produtos, tecnologias e iniciativas da Braskem que estão ajudando a reduzir resíduos plásticos e a transformar o modelo linear de consumo em uma economia circular de carbono neutro. Englobando produtos com conteúdo reciclável, educação, tecnologia e design circular, a iniciativa investe na construção conjunta com a cadeia produtiva e a sociedade para um mundo cada vez mais circular e sustentável. Entre os produtos circulares, há aqueles que são produzidos a partir de reciclagem mecânica, reciclagem avançada e os químicos que são oriundos dos processos produtivos tradicionais da empresa. Por meio de Wenew, a Braskem planeja incluir 300 mil toneladas de produtos reciclados no mercado até 2025 e 1 milhão de toneladas até 2030, além de evitar 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos até 2030.

Conceito

1490-a-sombra-urnas-funerarias

À_Sombra: Urnas Funerárias, paisagens e diálogos entre vivos e mortos.
João Pedro Cavalcanti e Jeanine Geammal

Este projeto propõe rituais de sepultamento sustentáveis a partir da utilização de urnas funerárias feitas com micélio, uma rede de fungos abundantes na natureza. Esse biomaterial é capaz de nutrir e biorremediar o solo, expurgando poluentes, além de mediar trocas de nutrientes entre vegetais e fungos. As partículas do corpo a serem inseridas na urna biodegradável podem ser obtidas com cremação, hidrólise alcalina ou redução orgânica natural, dispensando embalsamamento e anulando o surgimento de contaminantes derivados da decomposição. O micélio que compõe a urna é orgânico, renovável e efêmero, sendo absorvido pelo solo em 30 dias após o enterro. A proposta elimina danos ambientais, promove paisagens verdes em cemitérios urbanos e reduz riscos à saúde pública.
2614-bengala-eletronica

Bengala Eletrônica para Idosos com Baixa Visão
Isadora Wolfart Pinheiro e Carolina Picinini Sanches. Orientador: Régio Silva, UFRGS

A bengala eletrônica para idosos com baixa visão oferece um ponto de apoio e a identificação de obstáculos, combinando funcionalidades vitais para idosos. Equipada com um sensor modular com especificidades de amplitude e foco para cada tipo de déficit visual, a bengala sinaliza a presença de degraus, buracos e desníveis por meio de estímulos vibratórios gerados por um motor posicionado estrategicamente no dorso da mão, local de maior sensibilidade e conforto. Essa solução multifuncional visa reduzir quedas, melhorar a qualidade de vida dos idosos e prevenir lesões, em resposta ao aumento global dos acidentes devido ao envelhecimento da população. Com o objetivo de reduzir a rejeição do público ao uso destes equipamentos, foi proposto um visual moderno que busca se dissociar de uma estética geriátrica e hospitalar.
2678-biomateriais

Biomateriais: experimentações para uma revolução no ensino do Design
Enzo Pretti, Christian Ullmann, Graziela Nivoloni e Istituto Europeo di Design

O projeto “Biomateriais: experimentações para uma revolução no ensino do Design”, desenvolvido no Laboratório de Biomateriais do Istituto Europeo di Design, em São Paulo, é um laboratório de inovação aberto e ecossistêmico para estudantes, pesquisadores, empresas e instituições que desejam explorar ingredientes naturais da biodiversidade brasileira para criar materiais inovadores. Distintas e numerosas combinações de biomateriais feitos com matérias-primas como urucum, casca de jabuticaba e fibra de coco resultaram em materiais rígidos e flexíveis, opacos e translúcidos, assemelhados a couro, neoprene, plástico, calcários e outras condições físicas únicas e surpreendentes. Além de proporcionar novas experiências aos estudantes que cursam a grade do curso de Design de Produto e Serviço, o projeto visa promover a consciência ecológica e impulsionar a pesquisa e utilização de biomateriais.
2216-coquere

Coquere: kit de cozinha para uso com apenas uma das mãos
Aniele de Macedo Estevo

Coquere é um kit de cozinha que permite o uso com apenas uma mão, desenvolvido sob o conceito de design universal e tecnologia assistiva. O produto foi criado para pessoas com limitações motoras, especialmente para pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O kit inclui ralador, tábua de corte e espremedor de alho, facilitando tarefas culinárias essenciais. A iniciativa promove a independência, inclusão e socialização, considerando os aspectos práticos e simbólicos do ato de cozinhar. Expressando os ideais de equidade e flexibilidade de uso, todo o kit mantém dimensões proporcionais aos itens do mesmo segmento disponíveis no mercado, evitando estigmatização e não aceitação do produto. Visando atingir o maior número de usuários possível, a peça pode ser usada com qualquer uma das mãos, ou com as duas.
2135-desodorante-rollon-refilavel

Desodorante Roll On Refilável
Braskem, Cazoolo e Cooperativa Viva Bem

O desodorante roll-on refilável foi desenvolvido com base na economia circular, considerando todas as fases da cadeia de valor (design, material, produção, varejo, consumo, descarte e cooperativas). O objetivo foi criar um produto atraente para o consumidor, com boa disposição em gôndola, excelente experiência de consumo e refilagem, tecnicamente viável, competitivo em custo e 100% reciclável. Além disso, o produto foi desenhado para gerar interesse de separação na esteira da cooperativa. O produto tem pega ergonômica e refilável fácil, que não faz sujeira, com peças reutilizáveis simples de higienizar. O uso do refil resulta em redução significativa no uso de plástico, alcançando até 33% de redução após cinco ciclos de uso.
1358-loqui

Loqui – Aplicativo de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para autistas
Laura Mallmann

Loqui é um aplicativo de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) projetado para que pessoas com autismo e não verbais possam se comunicar facilmente com o mundo à sua volta. O propósito é facilitar o dia a dia dessas pessoas e dar voz a autistas que, assim como todos, têm direito a transmitir informações e ideias sem limitações de fronteiras. O produto se diferencia por ser totalmente personalizável, intuitivo e possibilitar a troca entre usuários por meio do compartilhamento de tabelas de comunicação. Além disso, o projeto foi cuidadosamente planejado para garantir acessibilidade e usabilidade, levando em conta as necessidades únicas de cada usuário. O design intuitivo do Loqui permite uma interação tranquila e sem obstáculos, facilitando o uso para todas as faixas etárias e níveis de habilidade.
1820-movel-funcional-com-dubac

Móvel funcional com Dubac (tecido bioleather fabricado por bactérias)
Estofados Jardim e Dumeio Sustentável

Este móvel de madeira maciça é estruturado com DuBac, um tecido bioleather fabricado por bactérias. Este biotecido foi desenvolvido com nanotecnologia na indústria nacional brasileira, é sustentável, de fonte renovável e sem crueldade animal. Tem reduzida pegada hídrica e de carbono e pode ser compostado. A mesa Seiva, com tampa revestida em bioleather, transmite leveza na composição dos ambientes onde for utilizado. O produto é versátil: pode ser usado como mesa de apoio, banco ou porta-objetos. A biofabricação é um campo promissor e emergente, mas ainda tem poucas aplicações em móveis comerciais. A partir deste modo produtivo, a ciência e a natureza se entrelaçam, possibilitando um futuro mais sustentável e ecoinovador.
2121-yagi-stool

YAGI stool – banco cabritinho
Ricardo Makino, Júlia Marquez – USP e Poda Lab

O banco YAGI é um projeto de mobiliário sustentável, criado para aproveitar galhos de árvores urbanas podadas. Feito através do torneamento da madeira e encaixes de cunha tradicionais, dispensa pregos e parafusos, garantindo montagem simples e ecológica. Seu assento levemente curvo prioriza a ergonomia, enquanto o design leve e versátil o torna adequado para uso por adultos e crianças em diferentes posições. Desse modo, combinando funcionalidade e estética, essa peça promove a reutilização de recursos naturais de forma criativa e amigável ao meio ambiente. Essa abordagem não só mitiga problemas imediatos dando uma destinação adequada para resíduos urbanos, mas também semeia um futuro mais consciente e ecológico, impactando positivamente a relação das novas gerações com a natureza.